VIENNAFAIR 2007
Viena, Áustria
26

 

Abril

 

2007
29

 

Abril

 

2011
Image
Image
Image

Cristina Guerra Contemporary Art tem o prazer de anunciar a participação de Rui Toscano na edição deste ano da ZONA 1, um programa de estreia da VIENNAFAIR, a Feira Internacional de Arte Contemporânea FOCADA NO CEE 2007. Este evento independente oferece aos visitantes a oportunidade de ver obras de arte de instalação e grandes apresentações longe da pressão das cabines tradicionais. Marca também uma nova cooperação entre VIENNAFAIR e o museu de arte moderna MUMOK (Museum Moderner Kunst Stiftung Ludwig, Viena), uma vez que um dos participantes será premiado com uma exposição especial no museu.


Nascido em Lisboa (1970), Rui Toscano irá apresentar o vídeo TO THE MOUNTAIN TOP, 2004, juntamente com um conjunto de oito desenhos sem título de 2007.


A apresentação na Zona 1, composta pela já referida projecção de vídeo em ecrã único e trabalhos emoldurados em papel, destaca a importância do desenho e dos elementos de mobilidade e cartografia na obra do artista. Em 'To the Mountain Top', Toscano reconfigura a cidade brasileira de São Paulo reempregando e reciclando as obras sobre papel da cidade, que tem vindo a produzir copiosamente desde 2002. Tomando como ponto de partida uma selecção de detalhes dos seus vários renderings da arquitectura e fachadas desta metrópole densamente povoada, Toscano monta estes fragmentos de uma forma que recorda a ideia da Montagem Vertical. A justaposição de elementos transforma os edifícios numa composição abstracta, gradeada e achatada, que comprime a imagem, animando, acelerando e projectando estas obras, de resto estáticas, num clímax utópico ou num êxtase urbano. ND