Share
LinkedIn
Exposição coletiva
CAM - Fundação Gulbenkian, Lisboa
20.09.2025 - 20.09.2027
Sob a tutela e os auspícios de Xerazade, a protagonista da história milenar d'«As Mil e Uma Noites», o CAM propõe uma exposição da sua Coleção que se inspira no dispositivo ficcional dessa coletânea.
Através da evocação de facetas significativas que dão forma àqueles contos e que organizam a sequência expositiva em catorze núcleos, este olhar, naturalmente subjetivo, pretende também trazer a protagonista lendária, Xerazade, ao tempo presente, desalojando-a do seu contexto cultural específico.
Xerazade, a quem o Rei Xariar elogia a memória prodigiosa, tornou-se sinónimo de sedução pela palavra e pela narrativa infinita. Mas a sua rebelião simbólica situa-se, agora, para lá dessa capacidade de encantamento. O apelo forte à magia e à essencialidade da linguagem verbal na natureza humana e no espaço da identidade individual atravessam histórias, livros e obras de arte.
A Coleção do CAM cresce todos os anos através do seu programa de aquisições e apresenta agora a 65.ª mostra coletiva desde a sua inauguração, em 1983. A multiplicidade de histórias que a constituem e dos potenciais pontos de vista que as suas 12 000 obras já permitiram – e continuarão a permitir – na criação de exposições é, naturalmente, interminável.
Mais informação
Foto: João Onofre, still "Untitled (N'en finit plus)/[Sem título (Não tem fim)]", 2010–2011