
Share
LinkedIn
Exposição individual
The Showroom, Londres
26.02 - 07.06.2026
O Showroom apresenta Slits are Girls, uma nova encomenda da artista Ângela Ferreira (nascida em Moçambique, residente em Lisboa).
A prática escultórica de Ferreira aborda locais e momentos de revolução, explorando como a cultura se move, adapta e transforma através das geografias e das histórias. No Showroom, a artista reúne duas narrativas, duas versões do punk – do Reino Unido e da África do Sul. Ambas as histórias interpretam os seus respetivos momentos revolucionários de formas diferentes, mas relacionadas.
Slits Are Girls tem origem numa série de fotografias tiradas nos primórdios do punk. Captadas a poucos metros do The Showroom, as imagens testemunham como as energias formativas do punk surgiram nesta parte de West London. Por sua vez, Ferreira liga esta história local às suas próprias experiências com o punk enquanto adolescente na África do Sul, através da banda National Wake. Assim como The Slits foi pioneira numa rebelião feminista no coração do punk britânico, National Wake modelou a resistência cultural na África do Sul da era do apartheid. Formada em 1978, após a Revolta de Soweto de 1976, a banda era composta por dois membros brancos e dois negros, numa época em que viver, tocar e, muito menos, se apresentar juntos era proibido.
Foto: Ângela Ferreira: Drawing of The Slits, 2025
Baseado numa fotografia de Julian Yewdall, 1977, na Daventry Street, Londres, NW1, onde a banda ensaiava num prédio ocupado. Da esquerda para a direita: a cantora Ari Up, a baterista Palmolive e a guitarrista Kate Korus. [Ausentes da foto original: Tessa Pollitt, baixista, e Viv Albertine, que substituiria Kate Korus na guitarra]