Este website usa cookies para garantir o funcionamento adequado. Consulte a nossa política de privacidade.

Aceitar

Recession II
22

 

Novembro

 

2013
8

 

Janeiro

 

2014
Tatjana Doll - Recession II
Tatjana Doll - Recession II
Tatjana Doll - Recession II
Tatjana Doll - Recession II
Tatjana Doll - Recession II
Tatjana Doll - Recession II
Tatjana Doll - Recession II
Tatjana Doll - Recession II

Sob o título “Recession II”, Tatjana Doll (Burgsteinfurt, 1970) apresenta a sua segunda exposição na Cristina Guerra Contemporary Art, em Lisboa.


O título da exposição enuncia uma sequência entre o trabalho apresentado pela primeira vez na galeria (“Recession”, em 2008) e as pinturas e desenhos que compõem esta exposição. Simultaneamente, o título – o uso de palavras – é representativo de uma linha de pensamento e de reflexão contínua no trabalho da artista, em que esses títulos são um elemento presente nas obras que determina a relação destas com objectos, referências do quotidiano ou padrões geométricos, por vezes muito expressivos graficamente e que ampliam, para o espectador, o seu diversificado campo de observação.


Uma das obras da exposição, intitulada “PICT_Glasurit”, é exemplar da estrutura de ligações que Tatjana Doll constrói. Glasurit é uma marca de tinta de esmalte industrial que a artista utiliza nas suas pinturas. Esta relação auto-referencial indicia também uma proximidade com materiais que permitem uma maior versatilidade técnica que o corpo dispõe no acto de pintar, tal como o spray ou o acrílico. Por outro lado, a linguagem, enquanto ferramenta semântica, abre um campo de possibilidades numa prolífica rede de significados que ocorre entre uma imagem e a conjunção de palavras que compõe os títulos das obras, como por exemplo “PICT_Seeds” ou “TECHNICS_Nintendo”.


Nesta relação complementar entre palavra e imagem, as obras recentes que Tatjana Doll agora expõe percorrem um caminho inverso em relação ao anterior projecto de trabalho apresentado na galeria. As imagens que as pinturas representam são sujeitas a uma transmutação, nalguns casos quase espectral, como na pintura “DUMMY_Angelina Jolie”, outras vezes fragmentadas e despojadas da sua semelhança com os objectos ou as personagens a que se referem, quer em termos de escala e proporção, quer na sua aparente proximidade com o modelo real ou com o contexto que o integra.


Como podemos observar nos desenhos, os títulos sugerem uma serialidade numérica e temporal, e a palavra é parte integrante da obra, integrando referências aparentemente descontextualizadas ou memórias auto-referenciais.


“Recession II” é uma exposição provocatória, no sentido em que nos aproxima da pintura (da sua dimensão háptica), como meio de reflexão da artista sob o universo social das imagens (dos símbolos, dos sinais, do lettering tipográfico), com o qual lidamos permanentemente. E propõe-nos um confronto entre o que é essencial no reconhecimento imediato de um referente e a sua capacidade activa, enquanto artista, de depurar e transformar os símbolos desse imaginário colectivo em elementos fragmentados e quase abstractos. A pintura é, no contexto conceptual desta exposição, um processo do pensamento em que o tempo e o acto resgatam objectos pictóricos que se autonomizam em composições com uma forte expressão cromática, sem perder de vista um olhar analítico que reclama a nossa presença física e emocional.



João Silvério

Saiba todas as notícias e eventos da galeria

The form has errors, please check the values.

Your form was submitted.

cristinaguerra.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile