This website uses cookies to ensure it functions properly. See our privacy policy.

accept

Making Of
28

 

May

 

2004
10

 

July

 

2004
João Onofre - Making Of
João Onofre - Making Of
João Onofre - Making Of

A galeria Cristina Guerra apresenta no dia 28 de Maio a exposição Making of de João Onofre. Esta será a primeira exposição individual do artista em Portugal desde a mostra compreensiva do seu trabalho - Nothing will go wrong - que o Museu do Chiado-MNAC lhe dedicou em Março de 2003.


A exposição é constituida por três trabalhos; dois vídeos e um trabalho sobre papel. Este núcleo de obras dá seguimento às matérias que o artista tem vindo a desenvolver, a saber; as questões relativas à performance, ao lugar da criação - o atelier, a recontextualização de produtos culturais, entre outros.


Making of, 2004 - vídeo, cor, som, 8’48’’.

Obra que dá titulo à exposição. Consiste num plano sequência contínuo desde o atelier do artista até à galeria Cristina Guerra em Lisboa. Neste plano, observamos o percurso de um estafeta em câmara subjectiva. Em making of, o artista chama um estafeta ao seu atelier para transportar uma máquina de filmar até à galeria onde esta é entregue a um dos seus funcionários que aí regista um fogo de artificio iniciado no seu momento de entrada.


Skull, 2003, trabalho sobre papel- 30 x 23 cm.

O artista inscreve a frase Everything disappears, que pelas qualidades materiais próprias do papel e do pigmento do fax utilizado, desaparecerá com o passar do tempo, compondo assim uma tautologia visual.


Leap into the street (boombox travelling), 2004 – vídeo, cor, som, 1’ 20’’. Consiste num travelling de um rádio leitor portátil. Por acção da trepidação que o volume da música provoca, a própria câmara é desestabilizada e arrastada consigo. As imagens registam a queda do leitor desde o atelier do artista, situado num quarto andar, até o largo situado em frente. A música reproduzida corresponde a um excerto de She’s lost control, 1979, do grupo pós-punk, Joy Division.


Esta exposição estrutura-se em torno de questões relativas à representação vídeo, problematizando o plano sequência enquanto elemento de indexação da realidade.


As obras patentes em Making of levantam considerações diversificadas, entre as quais, a reavaliação dos mecanismos de produção de exposições - reequacionando o lugar do próprio processo criativo - a releitura de géneros artísticos e a inscrição nas obras do processo através do qual elas foram realizadas.


João Onofre tem exposto ininterruptamente desde 2002. A sua obra foi recentemente alvo de uma mostra individual, no Magazin 4, Kunstverein de Bregenz.

Das exposições para este ano, destacam-se diversos projectos encomendados; um pela Mairie de Paris, o projecto Nuit Blanche, 2004, e outro pela Caisse de Dépôts et Consignations no histórico Museu do Louvre em Paris, bem como a exposição colectiva na Haunch of Venison gallery em Londres e uma individual na I-20 gallery de Nova Iorque.



C.M.

Get up to date with every news and gallery events

The form has errors, please check the values.

Your form was submitted.

cristinaguerra.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile